quinta-feira, 20 de março de 2014

O meu Mingau de Aveia



Inicialmente, era uma pessoa que procurava apenas uma alternativa ao pão logo de manhã (já estava enjoada dele) e aos cereais fitness e all bran carregados de açúcar, conservantes e todo o resto que lhes adicionam que uma pessoa nem sabe bem o que é. Acabei por ver receitas de mingau na ouiouisaudavel e comecei a fazer. Ao início usava leite de vaca e a descoberta foi fantástica, o sabor a limão e canela dava-lhe um aspecto e sabor mesmo parecido com o arroz doce. Mas a escolha de diminuir ou eliminar de vez leite (ainda não consegui esta última, mas tento comer poucas vezes por semana e apenas derivados 1 vez ao dia) devido ao acne nas costas, fizerem com que tivesse que adaptar a receita a água. Podem usar leites vegetais, mas eu não sou muito a favor na minha alimentação de incluir leite vegetal de supermercado, então faço ocasionalmente esses leites em modo caseiro mas nem sempre os tenho. Peguei na receita normal e substituí apenas o leite por água. O choque do sabor foi brutal, não sabia a nada e odiei. Não se deixem vencer quando isso acontecer! Usem a criatividade e não ignorem a fantástica capacidade que o corpo tem para se habituar a tudo, inclusive o paladar a novos sabores. Tenho a noção que não é tão saboroso como com leite de vaca, mas sinceramente já pouco me lembro do sabor antigo e como de bom agrado agora. 

Esta é a minha receita base:

Mingau de Aveia

Ingredientes:
300 ml de água;
3 c.sopa de aveia integral de grão grosso (as embalagens que diz fina são instantâneas);
1 c.sobremesa de mel;
1 casca de limão;
1 c.sobremesa de canela;
1 c.sopa de linhaça moída.

Esta receita tem aproximadamente 170Kcal

Preparação:
Na noite anterior misture 200ml de água com a aveia e a sopa de linhaça moída ou em farinha, deixando-a de molho. Este passo é importante para a aveia ter um sabor menos forte, aumentar o volume e ser de mais fácil digestão e a linhaça transformar a água em "gel" que vai dar uma sensação mais saciante. Quando faço direto o sabor fica diferente e a linhaça não tem tempo de criar esse tal "gel". No dia seguinte, adicione essa mistura da noite anterior a uma panela com o mel e a casca de limão e deixe ferver 5 minutos mexendo sempre. Ele vai ficar sem água e bastante espessa e aí acrescente os restantes 100ml de água e deixe ferver novamente. Retire do lume quando achar que a consistência e "calda" estão ao seu gosto. Sirva polvilhando com canela.

Esta é a base que uso mas lembre-se sempre da criatividade: adicione à aveia canela, cacau ou alfarroba diretamente na cozedura. Adicione mais uma colher de outro trigo: por norma acrescento 1 c.sopa de centeio em grão. Acrescente sumo de limão para um sabor mais ácido, sumo de laranja, essência de baunilha, maça ralada ou até mesmo raspas de limão/laranja. Em vez de água use chá ou leite vegetal. Em vez de polvilhar com canela, polvilhe com pepitas de cacau ou raspas, sementes de chia, goji, pevides de abóbora, qualquer variedade de fruta fresca ou seca. Enfim, as maneiras de dar um sabor mais agradável à mesma são infinitas.

Na imagem da esquerda temos um mingau de cacau puro com amêndoas, um figo e um ameixa e na da direita um mingau com essência de baunilha e com uma pêra, um figo, amêndoas e sementes de chia. Bons mingaus!


Sem comentários:

Enviar um comentário